quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antônio



Quem passou o dia dos namorados sem companhia pode bem se apegar com este daqui.  Tem um tanto de simpatia que liga Santo Antônio aos que amam.  A mais punk delas recomenda que se separe o Menino Jesus que está nos braços de Santo Antônio e se ameace o santinho dizendo que, enquanto ele não trouxer uma pessoa amada para você, também não terá o pequeno de volta.  Precisa ser muito sem loção, como diz minha Bonequinha de Porcelana, pra tamanha ousadia com o santo. 
Eu sei que uma vez fiz uma bandeira de Santo Antônio pro Meu Sítio e, no ano seguinte, Diogo e Carol se casaram.  No outro, foi a vez de Regina, minha irmã.
Mesmo se você não tiver fé, melhor não se atrever...

Aqui em casa, dia 13 de junho marca o início das festas juninas e também é aniversário do Diogo.  Diogo, claro, Antônio, na melhor tradição de Minas Gerais.  O que, ao longo de seus trinta e uns anos, gerou divertidíssimas festas juninas na família.  Era sempre quentão, quadrilha, música de São João, sombrancelha de rolha queimada, calça remendada, uma festa só.   

Nos últimos tempos, tem sido um motivo ótimo pra gente encher o Meu Sítio com os amigos dos meninos.  Eles mesmos organizam.  Quem quer, leva barraca.  Quem quer, fica no hotelzinho da cidade.  Quem quer se amontoa em colchões espalhados pelos quartos. Acho que a coisa virou moda com esta moçada.  A gente entra com a comida e eles levam bebida e alegria.  Domingo passado, Dona Maria fez uma galinhada com um punhado de legítimas caipiras.  Foi farra que durou o final de semana todo.

Eu até me lembrei de uma história que você vai achar que foi coisa de Tomás. É que Diogo levava tão a sério a liturgia da (sua) data que houve uma época em que ficou meio pavlovianamente condicionado.  Qualquer aniversário de coleguinha dele, fosse em novembro ou fevereiro, o menino fazia questão de se vestir a caráter e nos obrigava sempre a intermináveis e cansativas negociações.
-  Mas é aniversário...  tem que vestir de jeca!

Fala se Tomás não tem a quem puxar...  Fala? 

13 comentários:

Adriana disse...

Gracinha esse Diogo!!!
Parabéns pra ele!!!

PC disse...

Bonitinho mesmo esse menino, Adriola.

Unknown disse...

Lindim deveras este menino, com ou sem proteção do santo.
Muitas juninas na vida dele. E nós junto

Beijo grrraaannnddeeee

PC disse...

Sempre com a proteção do santo, unkhown

Cláudio Ferreira disse...

Coincidência. Dia 13 também é aniversário do Quinha do Tio Arthur. Saudades das festas na casa da rua Bárbara Heliodora.
Grande abraço.

PC disse...

Vou chamar o Quinha de Artur Antônio agora, Claudinho.

Anônimo disse...

para que passar o dia dos namorados com namorada? eu não passo o dia do índio com um índio, nem o dia da árvore com uma árvore, muito menos o dia de finados com um defunto......

Renata Feldman disse...

Super tem a quem puxar, esse menino!...
Abração!

PC disse...

Meu caro anônimo, mesmo sendo fei, é melhor você garrar com Santo Antônio, pra diminuir esse amargor seu.
Sei que você só fala isto por causa da linda que você tem em casa, Dudu.

PC disse...

É uma tradição, Renata. Desde 1951.
Aliás, já vinha do meu pai também...

PC disse...

É uma tradição, Renata. Desde 1951.
Aliás, já vinha do meu pai também...

Tiago Cruz disse...

Pô, Paulinho! É o que esse sumiço? Ano sabático?

PC disse...

Mês sabático, Tiago.
To postando amanhã...