domingo, 10 de abril de 2011

Edição Extraordinária 59 - 35 anos



Uma hora destas, há exatos 35 anos atrás, eu estava, do alto do primeiro lance do altar da Igreja do Carmo, olhando pra Gêisa entrando com o pai dela pelo corredor principal.  Tenho a figura dela na minha cabeça e, até hoje, nunca encontrei mulher tão completa como ela tem sido pra mim ao longo desses anos. 
É bem verdade que eu também era um bofe e tanto.

De lá pra cá, nós temos mudado muito.  Eu não sou mais, definitivamente, a pessoa com quem Gêisa casou e ela, menos ainda, a mulher com quem eu casei.  Mas nesse tempo todo em que a gente foi mudando, em nenhum momento Gêisa deixou de ser a minha relação privilegiada, a pessoa com quem eu tenho certeza que quero dividir meu percurso.

Fico sempre pensando em um costume chinês que recomenda que o amante distinga a amada com uma aliança de três pedras, simbolizando o passado, o presente e o futuro.
O passado a gente não muda.  É o percurso que a gente construiu junto e que nos habilita viver o presente.  E, pelo presente, a gente sonha o futuro que quer correr atrás.

Hoje, no Meu Sítio, fiquei pensando numa história do livro “As palavras andantes”, que eu já falei aqui nest’A Saga.  É o relato de um peão que amou uma estrela de maneira tão intensa que provocava grandes turbulências no reino dos céus.

Diz o relato que “  ...O sol e a lua teriam advertido a estrela que devia procurar outra galáxia onde viver com o intruso.  Daquele jeito não podiam continuar: em cada briga conjugal, o homem envelhecia cem anos e ela ficava na mais completa escuridão.  É verdade que depois, quando os dois se perdoavam da estupidez de se odiar, ele recuperava o século gasto e ela multiplicava seu esplendor;  mas a paz do firmamento não podia se permitir aquele tipo de sobressalto.  ...”[1]

Isto é o que me fascina quando penso no futuro.  É a possibilidade de a gente estar sempre reelaborando nossa história sem a necessidade do sobressalto sobrepor-se sobre o aprendizado do perdão da estupidez de se odiar.

Nesses 35 anos, eu nunca me arrependi, nem por uma vez, de ter escolhido esta mulher como minha companheira.[2]





[1] in “História do homem que nas alturas do céu amou uma estrela e foi por ela abandonado”.

[2] Uma vez eu falei com Ciça que se ela algum dia me encontrasse com outra mulher era porque, seguramente, eu tentava encontrar nesta outra mulher alguma coisa que não me foi desvelada do que eu sabia ter em Gêisa.


38 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos noivos. Saudades de vocês.Emilia Pepper

PC disse...

Tô adorando envelhecer com ela, Pepper

Rindo de nervoso... ainda disse...

Xará, com uma cantada dessas, eu até fiquei com vontade de ir aí, e te cobrir, digamos assim, com meus favores. Vocês são umas gracinhas, pessoas inteiras, realizadas, no sentido mais nobre do termo. Longa vida a esse amor! Beijão pr'ocês.

PC disse...

Dispenso os favores, Paulinho.
Sua idoneidade me permite crer quando diz que me ama, meu lindo.

shikida disse...

Curiosamente, "as palavras andantes" só consta na biblioteca lá de casa pq a minha mulher é culta. Aliás, uma escolha da qual eu tb não me arrependo nem um pouco ;-)

Anônimo disse...

Nossa, que declaração ! muito linda!amei a foto de voces.Beijos e muitas felicidades.Patricia

Rossana Nicoliello Pinho disse...

PAULINHO E GÊISA:
VCS SÃO PRIVILEGIADOS!! CONSEGUIR CRESCER JUNTOS, SEM SEPERDER DOS TRILHOS, MANTENDO AS DIFERENÇAS QUE AO MESMO TEMPO NOS TORNAM ÚNICOS, É ARTE! A ARTE DE VARIAR EM UM MESMO TEMA!!!!
ADORO VCS!!
BEIJOS
ROSSANA

rosana disse...

UAU !!! Que declaração!!! Mas na realidade nada existe de um só lado... é a reciprocidade de sentimentos e atitudes que torna esta relação de vcs tão bonita!!! Parabéns! Muitos anos mais de cumplicidade e amor 1

Unknown disse...

PC Que Deus continue abençoando vocês!! BJS no coração.
Roberta Azevedo

PC disse...

Pois larga esse computador e vai arranjar um jeito de ler ele, que foi a melhor dica que você já me deu, Leo.
Beijos

PC disse...

Ela merece, Patricinha.
Não é atoa que pegou aquele bofe e tanto, Cinha.

PC disse...

Tem sido bom mesmo, Rossana.
Nós também.
Beijos.

PC disse...

Ela é que é um doce, Rosa.
Beijos

PC disse...

Deve ser por causa dela, mas Ele gosta de mim pra danar, Beta.
Beijos

Nando disse...

Você, após 35 anos de casado, está cada dia mais romântico. Não deu para comparecer no sítio por diversas razões, mas desejo felicidades ao casalinho que está bonito na foto

PC disse...

Sou louco por esta mulher, nando...

Katinha disse...

Lindos na foto, lindo e emocionante o texto! É a vivência desse lindo amor que permite fazer vocês mais lindos ainda, hoje.
Beijos e felicidades!

Anônimo disse...

Que lindo, Paulinho!!!
Parabéns a você e dona Gêisa!!!
beijão
Fabiana Gomes

PC disse...

A graça está mesmo é no caminhar, Katinha.

Renata Feldman disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh,que coisa mais linda, mais cheia de graça!
Nem vou te perguntar o segredo, PC... Não precisa!...
Parabéns a esses dois privilegiados que vocês são por terem um ao outro.
Abraços carinhosos!

Sakana-san disse...

PC, lindo este post dedicado à sua Gêisa. Quero, depois de 35 anos junto com o Platão, poder ter esse tipo de recordação. Ela lê seu blog? Eu ficaria envaidecida. E embora eu não acredite em relacionamento eterno, não me vejo sem o meu marido, mesmo tendo gênios tão turbulentos como os nossos... É contrditório, eu sei! Risos.

PC disse...

Senti falta de vocês lá, Fabi.
Beijos

PC disse...

É isto mesmo, Renata.
A graça é ter um ao outro.

PC disse...

Que turbulentos nada, Sakana.
Eu sou um amor.
Por isto que ela é doida comigo.

Tá bom, tá bom. TEM HORA hora que eu sou um amor...

Unknown disse...

Paulinho, Parabéns!!!
Dia 12-06 completo meu primeiro ano de uma história que daqui a 35 anos quem sabe não posso me lembrar de suas palavras!!!
Você brilhou mais uma vez....
Lindo texto...
Um beijo pra esse Casal Lindo!!!

Rossana Nicoliello Pinho disse...

Impressionante o IBOPE dessa postagem!! Nunca vitantos comentários!! Veja , meu querido Paulinho: o mundo está carente de encontros verdadeiros entre um homem e uma mulher!! Continue compartilhando pois assim contamina a humanidade e a gente começa a ter esperanças... Beijão!!

PC disse...

Nos vemos daqui a 34 anos, Leandro.
Beijos

PC disse...

E é facinho, facinho, com ela me enchendo de dengo, do jeito que ela faz, Rossana...
Beijos

Anônimo disse...

Reparou que, se não me engano, este é o post que teve mais comentários.
Certamente tem a ver (ou será haver?)com os 35 anos dessa história, que muitos conhecem e sabem como é importante construí-la. São 35 anos de tolerância mútua e muito aprendizado. Haja amor!!!

A festa foi uma alegria só. Quem não foi perdeu. Garantam a vaga pros 36 em 2012. Diogo, Lisa e Ciça brilharam.
-Produção, já pode confirmar presença pra próxima?

PC disse...

É o próximo post, anônima querida...

Mariza disse...

Que legal moço!!!
Compartilhar com este belo casal, este momento especial.
Que Deus os conservem.
Beijos emocionados....

PC disse...

Deus conserva nós todos, moço.

Anônimo disse...

Eu sei que perdi a festa.... mas foi mto bom tomar café da manhã com vc. Ano que vem Valetin vem de Paris pra abraçar este casal maravilhoso. AMO VCS DEMAIS!!! Nice

PC disse...

Quando ele estiver aqui, o Meu Sítio é dele, Nice...

Maira disse...

Que lindo Tio Cesão !! Eu não conhecia esse seu lado romântico!! hehe Parabéns para vc e Tia Geisa, pessoas tão especiais em nossas vidas! Queríamos ter ido comemorar com vcs mas acabou dando errado. bjos

PC disse...

Eu babo por esta mulher, Maíra...
Depois nós fazemos outra festa só pra nós...

The Blue Girl* disse...

Avisei pro Diogo que iria fazer um brinde aos nubentes aqui em Uberlândia, nova residência, a um passo (500 e poucos km de BH). Dito e feito. Foi numa xícara, pq não encontrei a caixa com os copos e com Guaraná Mineiro, que é líder na região, pq ainda nao me permito alcoolizar em vista do muito a arrumar no meu novo lar.Estejam convidados!Estou amando esta capital de Campina Verde. Porque o que mais encontro aqui é gente de C.V.O trabalho tb,pois agora sou definitivamente uma funcionária pública. beijos e carinhos para essa família do meu coração.

PC disse...

Uberlandia, Blue Girl?
Isto é promoção ou castigo?
Acho CV mais romântica.
Beijos.
Quando as taças estiverem desembrulhadas, dou um pulo aí.