quinta-feira, 28 de abril de 2011

Análise do discurso - 160



Tinham duas  matérias que eu não tenho o menor registro, do meu tempo de faculdade.  Uma, era Jornalismo Comparado.  Não lembro uma aula que Herval deu pra nós.
A outra, Análise do Discurso, que não lembro nem quem foi meu professor.

Bem feito.  Agora fico eu aqui, sem ter idéia do que seja isto, pensando se ia me ajudar a traduzir a conversa mole e complicada de médico.  Pensei nisto hoje, lendo o blog da Nana Roig, minha amiga virtual que anda colocando um linfoma dela no devido lugar.
E lembrei do tanto que eu gosto dos meus médicos, com quem eu acostumei a não dar a menor bola pra laudo de exame e a pregar os olhos na expressão deles.
Triscou, tô na rôia.  Riu, tá no fisgo.
Simples assim...

Vê se eu ia conseguir viver com médico que me falasse de anastomose?   Meu benchmark é estável.  Estável pra mim, quer dizer calmo.  Neguinho tá na CTI, você pergunta:  Melhorou?
Respondem pra você:  Tá estável.

So what?

Por isto eu sou doido com Maria Luiza, minha personal radiologist.  Ela me entrega um punhado de relatório complicadérrimo.  Com um sorriso lindo na cara.  Quer dizer, tá limpo.
Xande, meu personal urologist, quando perguntei pra ele, antes de operar, o que era o trombo que eu tinha na veia cava, foi cristal clear: 
-  É um chouriço que você tem onde o sangue devia correr solto.
Aliás, o melhor laudo que eu já tive foi dele, quando pegou a tomografia da Luiza e falou:  I’m impressed!
E o Leco, meu personal oncologist, fica me examinando e morrendo de rir.  Cada vez que ele registra que meu pulmão está bacana, ri feliz como se estivesse vendo um gol do Messi.  Apalpa meu estômago e ri.  Manda eu respirar, e ri, enquanto me asculta.

Fora Inezinha, que não faz parte da equipe mas virou minha personal pathologist e me traduz tudo que eu não entendo.

Agora, fala se você não fica muito mais seguro na mão de uma pessoa que é especialista em acolhimento, e que joga luz onde você não enxerga nada?

Eu, adoro.


10 comentários:

Ives disse...

Quero postar minha alegria com o meu colega da hemo HFR, Sr. Roberto,taxisista em Vespaswiano e Confins,primeiro que incentivei a entrar na lista, que sua sua alta ontem, tendo recebido o presente da sua esposa.

Outra é a minha Nefrologista, Dra. Sandra Vilaça que vai receber homenagem na Assoc.Médica pelos seus 2000 transplantes. Quero cozinhar para ela na festa.

Bjs,

Ives

Anônimo disse...

eles ficam rindo de que? não é com eles, não é mesmo?estou brincando.Este relacionamento de amizade e amor é muito importante.Nos deixa mais forte para lutar.Afinal ,somos de carne, osso e emoção. Os medicos precisam ter muita compaixão.Beijos, e fico muito feliz de saber que esta tudo bem.Patricia

Anônimo disse...

Pois é, eu queria te levantsr o astral mas vejo que já fizeram isto então só me resta somar e corroborar ! ! ! !
Saúde e paz pra todos que merecem as graças que vc está recebendo, pois no fundo ao sermos solidários a vc estamos tb recebendo o que lhe é destinado.
VIVA NÓS, viva a chapada, viva tudo, viva o porco buchudo !!!!!!!!

Rossana Nicoliello Pinho disse...

Paulinho:
É só o que a gente precisa quando se depara o escuro: que alguém clareie prá gente, sem esconder a luz mas também sem ofuscar.
Da mesma forma eu agradeço aos médicos que me acompanharam: olho no olho, precisão diagnóstica e principalmente, o reconhecimento da nossa luta por uma nova chance de viver! Que Deus conserva a luz dessas pessoas! BJ grande!!!

PC disse...

Vamos fazer a festa pra ela e pro taxista.
Pra mulher dele também, Ives

PC disse...

Ficam rindo da coisa dando certo, Patrícia.
Eles são lindos...

PC disse...

Nós todos merecemos, Diamantino

PC disse...

Por isto que eu adoro eles, Rossana.
Jogam luz onde eu não via nada.

Renata Feldman disse...

Turminha bacana essa que você arrumou, PC. Sem acolhimento e afeto, não há técnica que aguente.
Beijos!

PC disse...

Acho isto fundamental também, Rê.
E, pra sorte minha, eles são todos competentes com força...