terça-feira, 5 de outubro de 2010

Falha nossa - 114


Ainda bem que você lê minhas bobagens só por solidariedade.  Fosse você um paciente renal crônico, como eu, estaria se estrepando a estas horas, seguindo meus conselhos.

É que eu, entusiasmado com minhas descobertas, andei falando besteira neste blog.

Não sei de onde eu tirei isto mas cismei que o acetato de cálcio me protegia.  Achava que era só tomar o comprimidinho e enfiar o pé na jaca.

Resultado:  meu potássio subiu na estratosfera.  O potássio alto é risco de depósito de cálcio nas articulações, coceira, uma chatice.  Isto significa, na prática, que minha Sorveteria faliu.
Me explico.

O acetato de cálcio protege do fósforo.  Significa que tenho que tomar sempre que for ingerir qualquer fonte de proteína animal.  Na minha cabeça, protegia também o potássio.

Blicas.

Tive que mudar o cardápio todo da Sorveteria Valente.  Uva, por exemplo, só com ultramoderação.  Cheia de potássio.  De dez a  meia dúzia de uvas.  Nada de cachos, como eu fazia questão de me enganar.  Pelo menos foi bom saber antes da época da jaboticaba, que também é ruim pra mim.  Cá pra nós, se for pra comer esta miséria, eu prefiro esquecer do assunto.  Sofro menos.
Cortamos do cardápio figo, kiwi, açaí, água de côco, goiaba, mamão, maracujá, melão.

Por outro lado, agora sob nova direção, a Sorveteria Valente reabre suas portas agora com um cardápio à base de abacaxi, acerola, ameixa, caju, caqui, limão, maçã, melancia, morango, pêra, pêssego e pitanga.  Tudo lá, no meu congelador.

Fala sério:  ainda bem que eu moro aqui, onde em se plantando tudo dá.  É muita opção bacana pra gente ser feliz...

5 comentários:

maria antonia disse...

Potássio a parte, há delivey na Sorveteria Valente? Na madrugada, ficar só imaginando a doce presença de abacaxis e pêssegos (ui!) dá água na boca. bj toninha

PC disse...

É isto que me salva, Toninha.
No meu caso, o que dá água na boca é água. Aí, uma frutinha congelada mata a sede.
Mas cliente mesmo, é só um. Quando os meninos pegam, eu rosno igual cachorro da Polícia Militar.
Nesta hora, diz Maria Elisa, me falta desapego.

PC disse...

Alê, meu irmão de Guarulhos, teve uma crise de modéstia e me mandou, in private, um link que é genial pra quem tem a mesma restrição alimentar que eu tenho.
Corre lá que é uma dica e tanto: www.hdcdialise.com.br/nutricao.html

Renata Feldman disse...

E lá se foi um limão azedo triturado pelo mega max liquidificador super potente, sendo transformado magicamente em uma gostosa e refrescante limonada suíça, docinha, feita de leite condensado, com um lindo e colorido canudinho enfeitando o copo!
Tá servido?
Beijos

P.S: Não é só por solidariedade não. É por achar linda a maneira que você encontrou de ler a sua história, e pela delícia de cada texto!...

PC disse...

Adoro fazer frozen assim, Rê.
Deixo na boca e engulo só metade.
A-
Do-
Ro!
Beijo,