quinta-feira, 6 de maio de 2010

Prato do dia - 70



Uma vez, na Fundação, o Helinho, professor de português, foi preparar a gente pra escrever melhor um pouquinho melhor.
Teve uma intervenção dele que me marcou muito.  A gente não tinha que entender.  Tinha que absorver. Coisas do tipo “vem sempre m antes de p e b”.  Aí, ele ficava que nem professor de aeróbica, levantando e abaixando os braços, e repetindo: 
-  Vem sempre o m, antes de p e b!
E a sala toda, como se estivesse malhando, repetia esta e mais um punhado de regras indiscutíveis, incompreensíveis e, acho eu, injustificáveis de português.

Fiquei assim, com minhas recomendações relativas a comida.
Desisti de entender e passei a decorar.  Foi o melhor jeito de eu me dar bem com as restrições.
Só pra você ter uma idéia:
Melancia pode, mamão só no dia da hemodiálise e melão não deve ser consumido.  Pra mim, é tudo da família do pepino (que, aliás, é permitido) 
Vai entender..

Sódio é um veneno, pra mim.  Significa que qualquer coisa industrializada, melhor deixar pra lá.  Aí entra embutidos, enlatados, molhos, comidas congeladas e tudo que engorda.  Maravilha, digo eu.  Mas aí vem você com sua boca de azar e fala:  E o sal?
E eu, com minha boca de Pollyana Moça, respondo:  Corta fora.  Descubra o puro sabor das coisas, nenén!!!
Mais objetiva, Gêisa inventou um tempero de ervas e alguma poção mágica que tem feito os meninos disputarem meu frango, de tão gostoso.

Como os rins são os responsáveis pela excreção do excesso de potássio ingerido, tudo que tem muito potássio, melhor evitar.  Inclui aí banana, goiaba, açaí, manga e mais um punhado de frutas.  Mas recomendam abacaxi (que eu adoro), acerola (que eu adoro), caju (que eu adoro), maçã (que eu adoro), melancia (que eu adoro), pêssego (que eu adoro) e ameixa (que eu adoro).  E limão, que eu adoro, pra suco e tempero.  Assim já começa a dar pra ser feliz.
O que eu não sabia é que carambola é um veneno.  Tem uma substância tóxica que pra você é desaconselhável.  Pra mim, pode resultar em complicação neurológica, câimbra ou até mesmo parada cardíaca.
Sai fora, carambola!

Alface, mostarda, repolho, agrião, acelga, brócolis e couve flor são bem vindas.
Agora, espinafre, não.  Nem faz esta cara, que eu também não entendi...
Batata-inglesa, batata-doce, mandioca, inhame, só pode no dia da hemodiálise, mesmo assim, em pequenas quantidades.  Mesmo assim, descascando e desprezando a água do cozimento.
Agora, chuchu e abobrinha, pode.
Resumo da ópera:  Gêisa inventou uma lasanha de abobrinha que é pra comer de joelhos.

Outra coisa que eu tenho que evitar é o fósforo.  Aí sai fora todo tipo de biscoito industrializado, cereais integrais, barrinhas, sementes, bebidas à base de cola.  Vísceras, nem se fala.  Coraçãozinho, fígado, moela, nem lembro mais o que é isto.

Carnes ou qualquer proteína animal, só antecedidas pelo acetato de cálcio, que funciona como quelante.  Como eu não entendi blicas do que o Zé Augusto, meu personal nefrologist me explicou, corri na Wikipédia.  Adiantou pouco.  Segundo ela, Quelato é um composto químico formado por um íon metálico ligado por várias ligações covalentes a uma estrutura heterocíclica de compostos orgânicos como aminoácidos, peptídeos ou polissacarídeos.  O nome quelato provém da palavra grega chele, que significa garra ou pinça, referindo-se à forma pela qual os íons metálicos são “aprisionados” no composto.
Ta bom ou quer mais?

De sobremesa, tem a parte boa:  goiabada cascão, doce de cidra, doce de manga, doce de figo são presentes que você pode me dar, se for daqueles feitos na roça, sem aditivos.

Antes que eu me esqueça:  Jiló pode.  Claro, sem sal.  Escolhe onde você quer ir do Comida de Boteco e me chama.

Meu amigo Yves, aquele da minha fantasia especular no post 51, está preparando um livro só de receitas pra pacientes renais.  Agora que ele fez o transplante e não precisa mais da hemo, não esqueceu da gente e vai mandar uma série de macetes.

Mas com isto que eu já tenho até agora, dá pra ser feliz.  E muito...

10 comentários:

Unknown disse...

Dona Geisa tem caprichado, hein?
Aqui na UFMG nego que desenvolve pesquisas e dá uma carga horária desta recebe uma tal de D.E. Ela tá merecendo uma gratificaçãozinha, né?!?!

'gradecida pelas dicas alimentares, certamente elas servem pra todo mundo que quer preservar a saúde...
Bjs

Ps: tô ficando esperta mesmo, hein Vivi?

vivi disse...

gente....to ficando meia puta ja!!!!fico entrando toda hora pra ver se te coisa nova...nunca tem...ai quando tem ja tem neguinhu q escreve antes de mim!!!sacanagiiii!!!!!!

te amoooo bunitinhuuu

Gil disse...

fiquei sabendo da carambola também... ainda bem que aquilo é ruim prá caramba! só é bonito e dá muita fruta no pé. tenho um na roça e nem passarinho come aquilo - cai de podre... a Tia Geisa passa receita? já tem um blog? e jabuticaba? tem contra-indicação? aquilo sim é que é o máximo! não é, Flavinha?

PC disse...

Você não faz idéia, Régi, do tanto que Dona Gêisa tem trazido luz pra minha vida.
Todo dia, quando agradeço a Deus, incluo o fato dele ter feito nosso caminho se cruzando.

PC disse...

Fica esperta, Vivi.
Eu sei que você não é The Flash.
Mas todo dia, está mals.
Acelera aí, fia...

PC disse...

O pior, Gil, é que eu adorava carambola.
Adorava.
Porque, filho de soldado, mais que tudo, eu sou disciplinado.
Finito. C'est fini. Never more.
Cortei.
Falando nisto, chocolate também não pode.
Cortei. Sem resmungo.
Frio, que nem bunda de pinguim...
Resolvi, pronto, acabou.
Mas bem lembrado. Vou perguntar pra minha personal nutrologist.

Renata Feldman disse...

Vivendo e aprendendo, meu amigo PC!... Essa da carambola é nova, nunca tinha ouvido falar... Meu filhote é que adora, vai ter que se acostumar a ficar sem!

PC disse...

Tudo bem, que eu estou na zona do agrião.
Mas se você ouvir o médico de lá falando, não deixa nem seu filho chegar perto.
Conversa, no duro, com algum médico seu.
Beijos

Unknown disse...

Olha gente, no dia que jabuticaba tiver qquer contra indicação eu tô n'agua com força..... vou ter que aprender c/ vc Cesa a ser tão obediente como está sendo na sua alimentação. Como diria o papai " eu nunca duvidei da sua capacidade".... bj gde

PC disse...

Preocupa não, flaviacoelho.
Você arranja jeito pra tudo.
Ando feliz, quando falta jabuticaba, comendo lichia.
E assim vai...